top of page
Foto do escritorBody Shape Tech

Você sabe como surgiu o Crossfit?

O CrossFit foi criado em 2000 pelo ex-ginasta Greg Glassman.

A história de Greg com os esportes começa cedo. Quando criança, teve poliomielite e usou a ginástica para recuperar sua força. Com pouco tempo, se torna ginasta competitivo.

Como muitos atletas jovens, Greg queria ser mais forte. Então descobriu que se usasse halteres e uma barra, ele poderia ser mais forte que os atletas que só usavam o peso do corpo para se exercitar. Como também pedalava, sabia que possuía outra vantagem: por mais que um atleta pudesse ser melhor que ele em uma dessas atividades, dificilmente seria melhor quando considerado o desempenho total nas três (bicicleta, levantamento de peso e ginástica).

E são estes dois aspectos da vida de Greg, a busca por saúde e por uma capacidade física o mais completa possível, que são fundamentais para entender a metodologia do CrossFit.


O INÍCIO DO CROSSFIT: FOCO NOS MOVIMENTOS FUNCIONAIS E SIMPLES

A busca por exercícios que o ajudassem a recuperar sua força fez com que Greg passasse, em sua juventude, por 7 academias diferentes. E, motivado pela insatisfação com os exercícios que eram praticados nestes estabelecimentos, começou a desenvolver séries de exercícios que seriam, mais tarde, os princípios do CrossFit.

Em entrevista para a CBS News (confira aqui, em inglês), Glassman ressalta que seu objetivo com o CrossFit sempre foi estimular os movimentos simples e funcionais, como levantar pesos e objetos, não importando se você tem 25 ou 75 anos.

Afinal, com o sedentarismo típico da vida moderna, acabamos deixando de lado movimentos básicos como agachar, pular e correr. E esses exercícios, aparentemente banais, são muito importantes para o desenvolvimento e a manutenção das nossas capacidades físicas.

E é com essa mentalidade que Glassman começou a trabalhar como personal trainer. Em 1995, abriu uma academia em Santa Cruz e, além disso, foi contratado para treinar o departamento de polícia da cidade. Com o aumento da demanda pelo seu trabalho, deixou de dar aulas particulares e passou a dar aulas em grupo. É quando percebeu que as aulas coletivas eram vantajosas tanto para os alunos, que gostavam das atividades em grupo, quanto para ele, que conseguia otimizar seu tempo sem afetar a qualidade do treino. E, assim, nasce a comunidade CrossFit, que é formalmente instituída no ano 2000.




ESPORTE BASEADO EM UMA METODOLOGIA DE FITNESS

Desde o início, a preparação completa do corpo era uma preocupação de Glassman. Assim, a estratégia do CrossFit é focar no desenvolvimento das habilidades físicas gerais, a partir de um treino dinâmico e funcional.

Com uma definição de Fitness elaborada a partir de evidências científicas, o CrossFit promove o conceito de saúde total com treinos que desenvolvem todas as aptidões básicas do corpo e preparam os alunos para realizar qualquer tipo de atividade física, por meio de exercícios que permitem um uso equilibrado das energias do corpo (leia aqui sobre o conceito de Fitness).

A angústia do atleta que pedalava, levantava peso e fazia ginástica para poder ter o condicionamento físico mais completo possível é finalmente resolvida com esse esporte, que promove uma preparação completa, a partir da incorporação de movimentos de diferentes esportes e com diferentes níveis de intensidade e velocidade.

WORK OUT OF THE DAY (WOD)

Além de ser um esporte dinâmico e recomendado para todas as idades (a partir de 3 anos), o CrossFit possui outro diferencial: é tanto para pessoas que querem apenas desenvolver as habilidades físicas básicas do corpo de maneira completa e eficiente, como para atletas que estão se preparando para uma competição (leia a história da atleta de Wushu Paula Amidani).

Os exercícios de alta intensidade e curta duração do WOD cumprem este papel de forçar o praticante a desempenhar o seu melhor, como se estivesse em uma competição de verdade. E isto, além de treinar o físico, prepara o emocional.

Como um ex-atleta competitivo, Greg Glassman sabe como é importante parecer forte diante dos juízes ao ver seus pontos serem subtraídos, após uma rotina intensa de exercícios. Com o WOD, os atletas podem experimentar esses mesmos sentimentos.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page